sábado, 17 de janeiro de 2015

A Teoria de Tudo (2014)

Com cinco indicações ao Oscar 2015,  The Theory of Everything traz a biografia de Stephen Hawking, o astrofísico que fez descobertas importantes sobre o tempo.

Retratando também o romance entre o astrofísico e sua primeira esposa, a aluna de Cambridge, Jane Wide A Teoria de Tudo concorre a os prêmios para Melhor Ator e Melhor Atriz com os intérprete dos protagonistas, Eddie Redmayne e Felicity Jones.

Concorre, ainda, aos prêmios de Melhor Filme Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora, composta por Jóhann Jóhannsson.


Inspirado no livro de memórias de Jane Hawking ("Traveling To Infinity: My Life With Stephen", que ainda não tem versão em português), o filme retrata a vida de Stephen Hawking, desde a descoberta de sua doença motora degenerativa (Síndrome de Charcot), aos 21 anos, cujo prognóstico é de que lhe restariam apenas dois anos de vida, e o modo como foi amado por Jane, que com ele se casou e com quem teve três filhos, contrariando o fatal prognóstico e mantendo-se vivo, a despeito de todas as dificuldades, e, mais, produzindo ciência, apesar de todos os óbices.

Segundo o diretor James Marsh, o cientista Stephen Hawking (que está vivo, com 72 anos de idade) qualificou o filme como "bastante acertado" e também se mostrou muito satisfeito com a performance do ator britânico Eddie Redmayne, que participou de Os Miseráveis e é considerado, agora, um candidato potencial ao Oscar na categoria de melhor ator.

"Existirão outros filmes sobre mim depois da minha morte, mas este me agradou muito", declarou o cientista.

A Síndrome de Charcot, que atingiu Stephen Hawking, considerado o físico mais conhecido do mundo, é uma doença neurodegenerativa implacável e  o deixou totalmente paralisado, além de contribuir para o fim de seu casamento com Jane, o que é retratado pelo filme.

A despeito de sua doença, quando deixou Jane em 1990, Stephen Hawking casou-se, em seguida, com sua enfermeira Elaine Mason, numa união que durou dez anos.


Eddie Redmayne levou o Golden Globe na categoria de Melhor Ator em Filme Dramático e Jóhann Jóhannsson deu ao filme o Golden Globe de Melhor Trilha Sonora.

Confira o trailler:




Nenhum comentário: